ENCONTRE UM CURSO PARA PRATICANTES

Para maximizar o impacto do Centro Mente Aberta no Brasil, nos países da américa latina e de língua portuguesa, oferecemos cursos e conteúdos Mindfulness, sempre incentivando a excelência em treinamento e pesquisa nos temas de mindfulness e compaixão.

Desde 2011, centenas de praticantes e facilitadores já foram treinados pelo Centro Mente Aberta nos protocolos MBHP, MBCT e ABCT.

INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS COM DR. MARCELO DEMARZO

(Aula aberta gratuita)

Os interessados nos cursos e nas práticas e aplicações de Mindfulness tem a oportunidade de participar de uma aula online, aberta e gratuita, com o Professor Dr Marcelo Demarzo – PhD.

A aula INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS traz respostas para perguntas como:

⠀✔O que é Mindfulness e quais os são os seus benefícios cientificamente comprovados?

⠀✔ Como incorporar o Mindfulness na vida pessoal e profissional, desenvolvendo habilidades sócio-emocionais?

⠀✔O que são e como se desenvolvem os seguintes programas de treinamento em Mindfulness (cursos de 8 semanas):

⠀- MBHP (Mindfulness-Based Health Promotion /Centro Mente Aberta da UNIFESP, São Paulo)

⠀- MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Terapy/ Universidade de Oxford, Inglaterra)

⠀- ABCT (Attachment-Based Compassion Therapy/ Centro Mente Aberta da UNIFESP e Universidade de Zaragoza, Espanha.)

⠀✔ Como devo me preparar para iniciar os cursos.

Inscreva-se na próxima aula aberta aqui.

MBHP (8 Semanas)

O curso avançado corresponde ao Programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness MBHP (Mindfulness Based Health Promotion)

Desenvolvido pelo médico Marcelo Demarzo no Centro Mente Aberta, da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, o protocolo científico inédito MBHP tem foco no aprimoramento de habilidades sócio emocionais que resultam em autoeficácia em saúde, bem estar, produtividade e qualidade de vida.

Quer aprender e praticar? Saiba mais aqui.

Quer ensinar e ser um instrutor? Saiba mais aqui.

MBCT (8 Semanas)

O curso avançado corresponde ao Terapia Comportamental Baseada em Mindfulness MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy

Desenvolvido pelos professores Mark Williams, Zindel Segal e John Teasdale, das universidades de Oxford e Toronto, inicialmente para prevenção de recaída depressiva, o protocolo científico MBCT também tem sido utilizado para o tratamento complementar da ansiedade, estresse e depressão.

O MBCT é baseado na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e no Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR), de Jon Kabat-Zinn, com a intenção de ensinar o participante a lidar com experiências difíceis, estresse e estados mentais ruminativos.

Quer aprender e praticar? Saiba mais aqui.

Quer ensinar e ser um instrutor? Saiba mais aqui.

ABCT (8 Semanas)

O curso avançado corresponde ao Programa de Terapia De Compaixão Baseada Nos Estilos De Apego (ABCT Attachment-Based Compassion Therapy), em uma parceria entre o "Centro Mente Aberta – Mindfulness Brasil" da UNIFESP, e o “Centro “Dharamsala Mindfulness” da Universidade de Zaragoza (Espanha).

A Terapia de Compaixão baseada em Estilos de Apego é o primeiro Programa de Compaixão laico e científico desenvolvido especificamente para os países de língua portuguesa e espanhola, pelos docentes e pesquisadores Dr Marcelo Demarzo (UNIFESP – Brasil) e Dr Javier García Campayo (Universidade de Zaragoza – Espanha). É uma psicoterapia de terceira geração que, nos últimos anos, tem sido usada de maneira integrada com os protocolos de Mindfulness.

O curso amplia e aprofunda conhecimentos e práticas na área de Mindfulness, Compaixão e promoção da saúde física e emocional. É direcionado a pessoas a partir de 18 anos, com conhecimento prévio sobre os programas baseados em Mindfulness que buscam:

  • Mais empatia, qualidade de vida e autoconhecimento (percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais, especialmente no contexto das relações interpessoais).

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com o excesso de (auto)crítica e culpa e suas consequências, como mal-estar psicológico, cansaço, falta de atenção e concentração, ruminação mental, irritabilidade, e queda de desempenho pessoal e nas relações interpessoais.

  • Controle de atenção e regulação emocional (autonomia no controle dos sentimentos e emoções, em especial as negativas e difíceis, como a raiva e a culpa)

Quer aprender e praticar? Saiba mais aqui.

Quer ensinar e ser um instrutor? Saiba mais aqui.

MBHP - MINDFULNESS COM DEMARZO (8 Semanas)

O curso 8 Semanas com Demarzo – Online corresponde ao Programa de Promoção da Saúde Baseada em Mindfulness (Mindfulness-Based Health Promotion – MBHP).

O MBHP é um protocolo científico original voltado às características da população brasileira. Criado pelo Dr. Marcelo Demarzo, coordenador do Centro de Pesquisa Mente Aberta, da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, o MBHP é especialmente adaptado ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

Aberto a todas as pessoas que busquem:

  • Mais qualidade de vida e autoconhecimento (percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais);

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com o estresse e suas consequências, como cansaço, falta de atenção e concentração, irritabilidade e queda de desempenho;

  • Controle de atenção e regulação emocional (mais autonomia no controle das emoções).

Quer aprender e praticar? Saiba mais aqui.

Quer ensinar e ser um instrutor? Saiba mais aqui.

MBCT (8 Semanas)

O curso, uma parceria entre a Universidade de Oxford e o Centro Mente Aberta Mindfulness Brasil, da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), corresponde ao Programa de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (Mindfulness-based Cognitive Therapy – MBCT).

O protocolo foi originalmente desenhado para ser usado com populações clínicas, especialmente em pacientes deprimidos, com o objetivo de prevenir recaídas depressivas. Apresentando evidências científicas robustas sobre seus efeitos, está sendo usado no NHS (Sistema Universal de Saúde do Reino Unido).

O curso é direcionado a para pessoas com vulnerabilidade a ansiedade, depressão e transtornos relacionados, que buscam:

  • Percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais;

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com gatilhos depressivos, ansiedade e estresse e suas consequências, como cansaço, falta de atenção e concentração, irritabilidade e queda de desempenho;

  • Controle de atenção e regulação emocional (mais autonomia no controle das emoções).

Quer aprender e praticar? Saiba mais aqui.

Quer ensinar e ser um instrutor? Saiba mais aqui.