MINDFULNESS INITIATIVE BRASIL

No Brasil, inspirados pelos progressos de Mindfulness nas políticas públicas do Reino Unido e com apoio do instituto Mindfulness Initiative , o Centro Mente Aberta vem advogando em favor da inclusão de Mindfulness nas políticas públicas de saúde, educação e segurança pública no Brasil, atuando para divulgar evidência científica atualizada sobre os seus benefícios, avaliando seus impactos em diversos projetos de pesquisa, produzindo conteúdos informativos relevantes, e promovendo a formação de instrutores de Mindfulness altamente qualificados.


No Reino Unido, a Mindfulness Initiative foi fundada para apoiar os políticos britânicos na formação do Grupo Parlamentar Multipartidário sobre Mindfulness. Em parceria com as universidades de Bangor, Exeter, Oxford e Sussex e de um grupo consultivo composto por experientes cientistas e praticantes de Mindfulness de todo o mundo, incluindo do Brasil, a Iniciativa se dedica a explorar o potencial de Mindfulness na política e na vida pública baseado em evidência científica.


Graças a essa Iniciativa, desde 2004, os programas de treinamento em Mindfulness já são aplicados nas políticas públicas do Reino Unido em diversos contextos (saúde, educação, ambiente de trabalho, segurança pública), tendo começado pela área da saúde, sendo um dos tratamentos complementares para a saúde mental oferecidos pelo NHS (National Health Services - UK), semelhante ao SUS (Sistema Único de Saúde - Brasil).


Em 2022, o Centro Mente Aberta passou a ser oficialmente o representante brasileiro neste fórum de debate e disseminação de Mindfulness nas políticas de saúde pública, educação e segurança pública ao redor do mundo.



Mindful Nation UK

O Centro Mente Aberta é responsável pela tradução oficial para a língua portuguesa desse importante documento publicado em nome do Grupo Parlamentar Multipartidário sobre Mindfulness (UK Mindfulness All-Party Parliamentary Group) em outubro de 2015.

O relatório Mindful Nation UK foi o primeiro documento político que aborda questões de saúde física e mental nas áreas de educação, saúde, local de trabalho e sistema de justiça criminal através da aplicação de intervenções baseadas em Mindfulness.

Produzido após uma investigação de 12 meses envolvendo oito eventos de audiências no Parlamento Britânico e suas recomendações são baseadas em evidência científica, o relatório contém informações obtidas diretamente de cientistas e implementadores experientes e reconhecidos internacionalmente, que obtiveram um sucesso notável em seus respectivos campos, e aconselharam aos formuladores de políticas públicas a investirem recursos na formação de mais instrutores de Mindfulness e de estudos científicos adicionais para promover o maior acesso ao público de informações e professores qualificados.