PROTOCOLOS MINDFULNESS

Mindfulness foi adaptada para ambientes de saúde ainda no final da década de 1970, a partir do desenvolvimento do seu primeiro protocolo (MBSR – Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness), inicialmente aplicado em pacientes com dor crônica e ansiedade generalizada.

Os protocolos de Mindfulness são validados por meio de métodos de pesquisa com base científica, que direcionam aplicações, práticas e seus conteúdos (Programas e Intervenções Baseados em Mindfulness).

Conheça alguns dos principais protocolos existentes no mundo:

MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction (Universidade de Massachusetts / EUA)

O protocolo MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1979, por Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts.

Primeiro protocolo de Mindfulness do mundo e matriz para todos os outros protocolos desenvolvidos nos anos seguintes, o Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness foi criado para atender às demandas de pessoas que sofriam com estresse e doenças crônicas. Em seguida, o programa expandiu sua aplicação para transtornos de ansiedade e depressão e até hoje é utilizado em diversos setores da saúde, como também na educação e nas organizações públicas e privadas.


MBCT - Mindfulness-Based Cognitive Therapy (Universidade de Toronto/Canadá; Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford / Reino Unido)

O protocolo MBCT - Mindfulness Based Cognitive Therapy foi desenvolvido pelo professor de Mark Williams, da Universidade de Oxford, e seus colegas Zindel Segal (Universidade de Toronto) e John Teasdale (Universidade de Cambridge), aproximando a terapia cognitiva e comportamental, criada em 1960 por Aaron T. Beck, ao programa Mindfulness-Based Stress Reduction – MBSR, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn.

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) foi desenvolvida inicialmente para ajudar as pessoas que sofrem episódios repetidos de depressão, expandindo-se para a saúde mental como um todo ao longo do tempo. O protocolo combina conceitos da terapia cognitiva comportamental com práticas meditativas do tipo mindfulness, incentivando o cultivo da atenção plena no dia a dia. O principal objetivo do programa é ajudar os participantes a reconhecerem os modos mentais disfuncionais que predispõem aos quadros de depressão e ansiedade, como por exemplo, a ruminação mental; e, ao mesmo tempo, auxiliando para que possam lidar com os mesmos de outra perspectiva, prevenindo então novos episódios de estresse crônico, depressão ou ansiedade.

Encontre um curso MBCT

Cursos de formação de instrutores

MBHP - Mindfulness-Based Health Promotion (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP / Brasil )

O protocolo MBHP - Mindfulness Based Heath Promotion foi desenvolvido inicialmente em 2009 pelo professor Marcelo Demarzo na Universidade Federal de São Carlos, e a partir de 2011, pelo Centro Mente Aberta na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

O Programa de Promoção da Saúde Baseada em Mindfulness (MBHP) é um protocolo nacional inédito voltado especialmente ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Inspirado no protocolo original de Jon Kabat-Zinn – Mindfulness Based Stress Reduction – MBSR (Universidade de Massachusetts Medical Center, EUA), agrega também alguns elementos de outros protocolos, como MBCT (Universidade de Toronto/Canadá; Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford / Reino Unido ), os programas de Mindfulness do Instituto Breathworks (Reino Unido) e o MBRP (Mindfulness-Based Relapse Prevention, Universidade de Washington, EUA).

O MBHP tem como principal objetivo o desenvolvimento de autonomia e autoeficácia em saúde por meio de “awareness” (estado de consciência plena) e da prática regular de Mindfulness, que são ferramentas fundamentais no gerenciamento do estresse do dia a dia, e para o bem-estar e qualidade de vida.


Conheça um curso MBHP - 8 semanas

Encontre um curso MBHP - 8 semanas

Cursos de formação de instrutores e especialização


Acesse a seguir algumas publicações científicas sobre o MBHP (projetos em andamento e evidência científica):


§ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29801444: Study protocol of a multicenter randomized controlled trial of mindfulness training to reduce burnout and promote quality of life in police officers: the POLICE study.

§ https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2021.624876/abstract: Mindfulness Training Improves Quality of Life and Reduces Depression and Anxiety Symptoms among Police Officers: Results from the POLICE Study - a Multicenter Randomized Controlled Trial.

§ https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01343/full: Efficacy of 8- and 4-Session Mindfulness-Based Interventions in a Non-clinical Population: A Controlled Study.

§ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29779791: Effectiveness of a Mindfulness-Based Intervention in the Management of Musculoskeletal Pain in Nursing Workers.

§ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29751819: Mindfulness as a complementary intervention in the treatment of overweight and obesity in primary health care: study protocol for a randomised controlled trial.


§ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24607079: Mindfulness-based stress reduction (MBSR) in perceived stress and quality of life: an open, uncontrolled study in a Brazilian healthy sample.


ABCT - Attachment-Based Compassion Therapy (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP / Brasil e Universidade de Zaragoza / Espanha )

O protocolo ABCT - Attachment-Based Compassion Therapy (Terapia de Compaixão baseada nos Estilos de Apego) é o primeiro Programa de Compaixão laico e científico desenvolvido especificamente para países de língua portuguesa e espanhola. Foi criado pelos docentes e pesquisadores Dr Javier García Campayo, coordenador do Centro “Dharamsala Mindfulness” (Universidade de Zaragoza – Espanha) e Dr Marcelo Demarzo, coordenador do Centro de Pesquisa Mente Aberta Mindfulness Brasil (UNIFESP – Brasil).

O ABCT é um programa de psicoterapia de terceira geração focado nos conceitos e práticas de compaixão, como foco na teoria psicanalista dos Estilos de Apego de Bowlby, que, nos últimos anos, tem sido usado de maneira integrada com os protocolos de Mindfulness.

Protocolos semelhantes de Compaixão e Mindfulness foram desenvolvidos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, porém esses países têm características culturais e sistemas de saúde que diferem muito dos do Brasil, Espanha e América Latina. Por essa razão, foi necessário desenvolver um Protocolo de Compaixão mais adequado às nossas particularidades culturais, e que pudesse ser administrado à população em geral, atendendo também a profissionais e pacientes.

Conheça mais sobre o protocolo ABCT acessando esse artigo científico (em Inglês):

https://www.researchgate.net/publication/310749001_Attachment-based_compassion_therapy


Encontre um curso ABCT

Cursos de formação de instrutores