PESQUISADORES INTERNACIONAIS

Contamos com a participação e colaboração de pesquisadores internacionais, de países como Espanha (Universidades de Zaragoza, Barcelona e Valência), Reino Unido (Universidade de Oxford), Estados Unidos (Universidade de Harvard) e Chile (Universidade de Concepción).

Javier Garcia Campayo

Psiquiatra do Hospital Universitário Miguel Servet, do Serviço de Saúde Aragonês, e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Saragoza (Espanha).

Graduado em Medicina pela Universidade de Zaragoza, onde fez sua tese de doutorado, cursou Psiquiatria no Hospital Clínico Universitario de Zaragoza e é Diretor do Master of Mindfulness da universidade, o curso mais antigo neste assunto em uma universidade de língua espanhola.

Realizou estadias de pesquisa nas Universidades de Manchester e Cambridge (Grã-Bretanha) e McGill (Montreal, Canadá). Lidera o Grupo de Pesquisa “Saúde Mental na Atenção Básica” reconhecido pelo Governo de Aragão, que faz parte da Rede de Pesquisa em Atenção Básica (REDIAP) do Ministério da Saúde.

Escreveu mais de 20 livros e 25 capítulos de livros e publicou mais de 300 artigos de pesquisa.

Investigação

• Demonstrou a relação entre a prática da atenção plena e maior expectativa de vida.

• Demonstrou a eficácia da psicoterapia por computador para o tratamento da depressão.

• Descreveu o primeiro caso de Hikikomori na Espanha.

Ensino

• Foi Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática.

• Desenvolveu o protocolo Terapia de Compaixão baseada em Estilos de Apego.

• Desenvolveu o primeiro Mestrado em Mindfulness em uma universidade de língua espanhola

Zev Schuman-Olivier, MD

Diretor do Centro de Mindfulness e Compaixão do CHA (Cambridge Health Alliance), ligado à universidade de Harvard, nos Estados Unidos.


É Diretor de Pesquisa e Diretor do Serviço de Saúde Mental Consciente do CHA; Diretor de Pesquisa em Dependência da CHA, anteriormente atuou por 5 anos como Diretor Médico de Serviços de Dependência e Diretor de Educação em Residências em Dependência.


Dr. Schuman-Oliver é professor do Departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School e investigador do Centro de Tecnologia e Saúde Comportamental de Dartmouth. Como psiquiatra especializado em vícios, se envolveu com pesquisas e atendimento clínico de pacientes com vícios, doenças mentais e dores crônicas, tanto em ambientes de saúde mental como de cuidados primários. É membro fundador da Mindfulness Research Collaborative e participa da Iniciativa de Mudança de Comportamento e Ciência do NIH (https://heal.nih.gov/).


Foi o principal investigador do projeto MINDFUL-PC, que abriu caminho para a integração da atenção plena na área médica centrada no paciente.


Antes de sua residência em psiquiatria, implementou o primeiro ensaio controlado randomizado e financiado pelo governo federal de uma intervenção voltada para a atenção plena para transtornos aditivos, e agora é o investigador principal do ensaio MINDFUL-OBOT, que é o primeiro estudo a investigar os efeitos de treinamento de Mindfulness no tratamento de opióides em consultório de atenção primária.


Diretor do Núcleo Clínico da concessão do projeto do programa NCCIH sobre abordagens sinérgicas para o tratamento da dor crônica. Finalmente, ele liderou o desenvolvimento da plataforma de tecnologia integrada MySafeRx e tem estudado o impacto do coaching de recuperação móvel motivacional e compassivo e da dosagem de medicação supervisionada diária remota na adesão à medicação durante o tratamento do transtorno por uso de opióides.


Dr. Schuman-Olivier também se apresenta localmente, regionalmente e nacionalmente sobre Mindfulness para mudança de comportamento e no tratamento de vícios, e treina residentes e colegas sobre esses tópicos.

GRUPO DE PESQUISA MENTE ABERTA

O Grupo de Pesquisa do Centro Mente Aberta é formado por professores universitários e estudantes de pós-graduação de várias áreas do conhecimento e instituições, que desenvolvem seus projetos de maneira interdisciplinar; incluindo médicos, psicólogos, nutricionistas, biólogos, farmacêuticos, administradores de empresas, engenheiros e filósofos.

2020/2021

Hercules Morais

Artista, Filósofo e Mestre em Psicologia. Pesquisador da Universidade de São Paulo/USP e da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

http://lattes.cnpq.br/7751323848763842


Pesquisa /Doutorado:


A ARTE DE VIVER

Adaptação, Viabilidade e Eficácia Preliminar de um Programa Baseado em Mindfulness (Mindfulness-based Health Promotion - MBHP) para a busca de Sentido da Vida: Um estudo controlado e randomizado.

O estudo propõe a adaptação inédita de protocolo de intervenção em Mindfulness (Mindfulness-based Health Promotion - MBHP), com intuito de contribuir com subsídios que auxiliem os participantes na busca pelo Sentido da Vida, que possa ser replicável e online, utilizando conceitos da Filosofia Antiga praticada pela Escola Estóica, associados a práticas e vivências artísticas.


Coorientadores:

Prof. Marcelo Demarzo UNIFESP

Prof. Rogério Cália FEA/USP

Julia Ribeiro

Licenciada em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2015), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (2018). Aluna de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo.

Pesquisa/Doutorado:

Bem-estar de estudantes universitários: efeitos da prática de Mindfulness sobre marcadores de ritmicidade biológica.

O projeto visa avaliar o bem-estar subjetivo de estudantes universitários e verificar os efeitos de uma intervenção baseada em Mindfulness sobre marcadores biológicos de ritmicidade, estresse e atenção.

Orientadora : Vania D’Almeida

Co-Orientador : Marcelo Demarzo

Pesquisadores associados : Evelin Ribeiro de Mello e Heitor G. Fagundes.

Caroline Krauser

Enfermeira do departamento de Psiquiatria do Hospital de Amor; Enfermeira Psiquiatra pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA); Mestre em enfermagem psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (EERP/USP); Instrutora de terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pelo Oxford Mindfulness Centre/UNIFESP


Pesquisa/ Doutorado

Nome do projeto: Implementação e eficácia de intervenções baseadas em mindfulness para profissionais de saúde no combate a pandemia de Covid-19.


O estudo propôe avaliar e comparar estratégias de implementação de práticas de Mindfulness para redução de sintomas depressivos em profissionais de saúde no enfrentamento a pandemia de Covid-19.

Orientadores Prof Dr Marcelo Demarzo, Prof Drª Vânia D'Almeida e Prof Marcelo Gobbo Junior

Marcelo Mapurunga

Mestre em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Especialista em Mindfulness pela UNIFESP. Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.


Pesquisa/ Doutorado


Efeitos do Programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness - MBHP na Qualidade de Vida de idosos: um estudo de intervenção controlado e randomizado


O estudo de intervenção controlado e randomizado com duas fases de coleta para investigar os efeitos do programa MBHP na qualidade de vida de idosos de forma quantitativa e qualitativa.


O desfecho primário avaliado neste estudo foi a qualidade de vida medida por meio do WHOQOL-Bref e WHOQOL-Old e os desfechos secundários foram a melhora da função cognitiva através de um teste neuropsicológico (MoCA) e em medidas de bem-estar como o MAAS (nível de mindfulness), PSQI (qualidade do sono), DASS-21 (ansiedade, depressão, estresse) e religiosidade (DUREL).


Participantes: Marcelo Vasconcelos Mapurunga, Daniela Rodrigues de Oliveira, Luiz Roberto Ramos, Marcelo Demarzo


Publicação: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2020.563099/full

Heitor Gottberg Fagundes

Psicoterapeuta e consultor de saúde emocional para empresas, Instrutor de Mindfulness com formação no protocolo de prevenção de recaída em dependentes químicos (MBRP), Facilitador da metodologia Pathwork de autoconhecimento e Terapeuta corporal.

Mestre em Ciências da Saúde e atualmente cursando Doutorado na UNIFESP.


Pesquisa/ Doutorado


Efeito da aplicação remota de Terapia baseada em Mindfulness na qualidade do sono de estudantes universitários.


Resumo do projeto : Avaliação quantitativa da aplicabilidade de um protocolo online de Mindfulness na melhoria da qualidade do sono dos participantes e desenvolvimento de um protocolo assíncrono que possa beneficiar de forma remota e de acordo com a disponibilidade do indivíduo na melhoria da qualidade do sono.


Orientadora : Profª Drª Vania D’Almeida

Co-Orientador : Prof Dr Marcelo Demarzo

Pesquisadores associados : Evelin Ribeiro de Melo e Julia Ribeiro da Silva Vallim


Mais informações: www.heitorgfagundes.com.br


Marlúcia Santos de Jesus

Mestranda em Saúde Coletiva pela Unifesp (início 2020); Graduação em Psicologia pela UniFMU (2004); Pesquisadora-bolsista de Iniciação Científica pela UniFMU (2002); Especialista em Arteterapia pela FIZO (2006); Instrutora de Yoga pela UniFMU (2009).


Pesquisa/ Mestrado


Mindfulness e Esporte Paralímpico: uma intervenção baseada em Mindfulness com a seleção brasileira de bocha paralimpica.


Resumo do projeto: O objetivo desse estudo é avaliar uma Intervenção Baseada em Mindfulness (IBM) em atletas da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, na qualidade de vida e no desempenho esportivo, a partir da mudança do nível atencional.


Pesquisadora: Marlúcia Santos de Jesus

Instrutor de Mindfulness: Luis Gebara

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Demarzo

Coorientador: Prof. Dr. Ciro Winckler de Oliveira Filho

Colaborador: Prof. Dr. Vicente Sarubbi Jr.

Paulo Turziani

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Qualidade de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina, Gastronomia na escola Alma em Parma, Itália, Especialização em Cultura Alimentar pela Universidade de Roma, Itália e Especialização em Mindfulness pela Unifesp, São Paulo.

Pesquisa/ Mestrado

Avaliação dos efeitos de um protocolo de Mindfulness (MBHP - Mindfulness Based Health Promotion), comparado com um programa de Educação Alimentar em jovens universitários brasileiros e italianos. Um estudo multicêntrico, controlado e randomizado.

A proposta desse projeto é avaliar a relevância e pertinência de se incluir um programa de educação em cultura alimentar ao protocolo de MBHP para promoção da saúde, estabelecendo uma sinergia entre os benefícios da prática de Mindfulness com os benefícios de uma educação alimentar para promover o “comer consciente”.

Orientadores: Marcelo Demarzo - Unifesp; Ernesto di Renzo: Universidade de Roma Tor Vergata.

Isis Bonfitto Gonçalves

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública - USP, especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unifesp. Mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas.


Pesquisa/Mestrado


Tradução e validação da versão brasileira das escalas: Practice Quality - Mindfulness (PQ-M), Equanimity Barriere Scale (EBS), Meditation Depth Index (MEDI) E Meditation Depth Questionnaire (MEDEQ).

Escalas e questionários de auto aplicação são instrumentos amplamente utilizados na investigação científica dos efeitos da meditação na saúde. A construção de novos instrumentos de avaliação desse fenômeno ou a tradução de escalas e questionários validados em outras culturas permite investigar os diferentes efeitos da meditação e contribui para a pesquisa e construção de conhecimento desse campo. Nosso objetivo é validar a versão brasileira das escalas PQ-M, EBS, MEDI e MEDEQ.

Orientador: Prof. Dr. Cláudio A. Len (Reumatologia pediátrica do Depto. de Pediatria da EPM-Unifesp)

Coorientador: Prof. Dr. Marcelo Demarzo

Mestranda: Isis Bonfitto Gonçalves

Olga Durães Araújo

Instrutora de Mindfulness, Meditação e Compaixão e pesquisadora em Saúde Coletiva - Unifesp.


Pesquisa


Viabilidade e Eficácia Preliminar do Programa de Promoção à Saúde Baseado em Mindfulness (MBHP) para Pessoas com Esclerose Múltipla: um estudo exploratório.


Há uma alta prevalência de sofrimento físico e psicológico dentre a população diagnosticada com Esclerose Múltipla. Receber esse diagnóstico, pode muitas vezes provocar aumento dos níveis de estresse, depressão, ansiedade e sofrimento. Além disso, muitas pessoas com Esclerose Múltipla relatam que o estresse psicológico pode piorar os sintomas característicos da doença como fadiga, dor física e dormências. Desta maneira, o presente estudo possui como desfecho primário avaliar os impactos de um Programa de Promoção da saúde baseada em Mindfulness (Protocolo MBHP - Mindfulness Based Health Promotion) na qualidade de vida dos pacientes do Ambulatório de Neurologia da UNIFESP.

Evelin Cristina C. Ribeiro Mello

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); instrutora de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness pelo Oxford Mindfulness Centre/Centro Mente Aberta/ UNIFESP.


Pesquisa/Doutorado

Eficácia do Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness (MBHP) para melhora do bem-estar psicológico de estudantes universitários: estudo controlado e randomizado


Estudo de intervenção controlado e randomizado que tem o objetivo de avaliar a eficácia de grupos de intervenção baseados em Mindfulness e suas influências sobre o bem-estar psicológicos de estudantes universitários, apontando fatores que possam contribuir na promoção de saúde.


Orientadora: Profa.Dra. Vânia D'Almeida

Co-orientador: Prof. Dr. Marcelo Demarzo

Pesquisadores associados: Júlia Ribeiro Vallim e Heitor G. Fagundes.

Erika Porto

Nutricionista com Mestrado em nutrição humana (UnB), doutoranda em Saúde Coletiva (Unifesp), instrutora de Mindfulness do protocolo MBHP e em formação no MB-EAT, coordenadora da especialização em Educação Alimentar e Nutricional (IACI).

Pesquisa/ Doutorado:

O estudo pioneiro com esse público-alvo no Brasil irá comparar a eficácia preliminar e viabilidade dos programas Mindfulness-Based Health Promotion (MBHP) e Attachment-Based Compassion Therapy (ABCT) no comportamento alimentar de pacientes pós bariátricos com reganho de peso.

A pesquisa se dividirá em duas fases: um estudo transversal-analítico com pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica até 2019 e posteriormente um estudo controlado e randomizado apenas com aqueles que obtiveram algum grau de reganho de peso, com coleta mista de dados (fase 2).

Orientador: Prof Dr Marcelo Demarzo

Co-orientador: Prof. Dr Luiz Gustavo de Quadros

Colaboradores: Dr Luis Augusto Mattar e Dra Alessandra Mattar (Clinica LEV)

Mais informações: @erikabsporto (instagram) e erika blamires santos porto (facebook)