APLICAÇÕES
Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.
Práticas Regulares e promoção da saúde
Práticas regulares e programas de Mindfulness têm impacto em todos os aspectos da Promoção da saúde:
Fortalecem habilidades sociais e emocionais, levando a relações interpessoais mais satisfatórias;
Promovem emoções positivas e melhor manejo das emoções negativas;
Diminuem a sensação de desconexão e isolamento social (solidão);
Facilitam a conexão com o propósito de vida;
Promovem maior resiliência emocional;
Fortalecem a saúde em geral e o sistema imunológico.
Indicações Terapêuticas
Programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de:
Ansiedade e depressão;
Dor crônica;
Dependência de álcool, tabaco e outras drogas;
Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais;
Obesidade e sobrepeso;
Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional);
Transtornos mentais em geral.
Sistemas de Saúde
No Reino Unido, para otimizar a assistência social e de saúde por meio de orientação baseada em evidências, desde 2004 o Sistema Nacional de Saúde Inglês (NHS – National Health Service) tem apoiado o uso de Mindfulness associado à psicoterapia para o tratamento de recorrência de depressão em adultos, conforme diretriz Clínica [CG90] .
Além disso, os próprios parlamentares têm sido treinados em Mindfulness, com o intuito de catalisar sua inserção futura de na sociedade como um todo, a partir de uma política pública que propõe a implementação de Mindfulness nas áreas da educação, organizações, e sistema de justiça, além da área da saúde [1].
No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs) pode ser um importante nodo de catalisação da implementação de Mindfulness como política pública.
O Centro Mente Aberta vem fomentando tal iniciativa por meio de suas pesquisas com foco em Políticas Públicas, e de seu Ambulatório de Mindfulness e Promoção da Saúde, ofertando gratuitamente grupos de Mindfulness para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), professores de educação pública e para policiais civis e militares.
[1] Para maiores informações, acessar: http://parliamentarywellbeinggroup.org.uk/
Mindfulness na educação, no ambiente corporativo e no esporte
Além dos aspectos médicos, psicológicos, e de promoção da saúde, as intervenções em Mindfulness também têm sido aplicadas para melhora da qualidade de vida de estudantes e profissionais que enfrentam níveis elevados de estresse, em escolas, equipes esportivas e no ambiente corporativo em geral.