FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE MINDFULNESS
Pioneiro na formação de Instrutores de Mindfulness no Brasil, desde 2011 o Centro Mente Aberta, em parceria com o Instituto Mindfulness Brasil, já formou centenas de instrutores no país, sempre atendendo aos Critérios de Avaliação do Ensino de Intervenções Baseadas em Mindfulness (MBI:TAC) das Universidades de Bangor, Exeter e Oxford.
OBJETIVOS E PRÉ-REQUISITOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO
Os cursos de Formação Profissional nos protocolos MBHP, MBCT e ABCT visam capacitar profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento (médicos, psicólogos, profissionais de saúde em geral, educadores, assistentes sociais, administradores, entre outros), interessados em desenvolvimento pessoal e profissional, para aplicarem os programas baseados em Mindfulness seguindo as suas diretrizes internacionais de boas práticas.
Os cursos organizados e certificados pelo Centro Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, seguem as Diretrizes de Boas Práticas (“Best Practices”) da Rede Britânica de Centros Formadores de Professores de Mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations).
Saiba mais sobre as diretrizes de Boas Práticas
Para iniciar um curso de Formação Profissional do Centro Mente Aberta Mindfulness Brasil, são pré-requisitos:
1- Ter um diploma de graduação reconhecido pelo MEC;
2- Manter uma prática pessoal e regular de Mindfulness ou outras práticas meditativas similares há mais de 6 meses.
CURSO DE FORMAÇÃO - MÉTODO MBHP
MBHP - PROMOÇÃO DA SAÚDE BASEADA EM MINDFULNESS - FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
Instrutores MBHP são habilitados a aplicar Mindfulness no contexto da promoção da saúde, do bem estar físico e emocional.
Criado pelo Dr. Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Mente Aberta, da UNIFESP, o MBHP é um protocolo nacional original, voltado às características da população brasileira, especialmente adaptado ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, e direcionado a pessoas que buscam:
Mais qualidade de vida e autoconhecimento (percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais);
Aprimoramento da capacidade de lidar com o estresse e suas consequências, como cansaço, falta de atenção e concentração, irritabilidade e queda de desempenho;
Controle de atenção e regulação emocional (mais autonomia no controle das emoções).