FORMAÇÃO DE INSTRUTORES

Pioneiro na formação de Instrutores de Mindfulness no Brasil, desde 2011 o Centro Mente Aberta já formou centenas de instrutores no país, sempre atendendo aos Critérios de Avaliação do Ensino de Intervenções Baseadas em Mindfulness (MBI:TAC) das Universidades de Bangor, Exeter e Oxford.

OBJETIVOS E PRÉ-REQUISITOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO

Os cursos de Formação Profissional nos protocolos MBHP, MBCT e ABCT visam capacitar profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento (médicos, psicólogos, profissionais de saúde em geral, educadores, assistentes sociais, administradores, entre outros), interessados em desenvolvimento pessoal e profissional, para aplicarem os programas baseados em Mindfulness seguindo as suas diretrizes internacionais de boas práticas.

Os cursos organizados e certificados pelo Centro Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, seguem as Diretrizes de Boas Práticas (“Best Practices”) da Rede Britânica de Centros Formadores de Professores de Mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations).

Saiba mais sobre as diretrizes de Boas Práticas

Para iniciar um curso de Formação Profissional do Centro Mente Aberta Mindfulness Brasil, são pré-requisitos:

1- Ter um diploma de graduação reconhecido pelo MEC;

2- Manter uma prática pessoal e regular de Mindfulness ou outras práticas meditativas similares há mais de 6 meses.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE LATO SENSU - MEC

Coordenação: Prof Dr Marcelo Demarzo

No curso de Especialização os instrutores serão duplamente certificados, como:


  1. Especialistas em Mindfulness – Pós-graduação lato sensu registrado junto ao MEC

  2. Instrutores Profissionais de Mindfulness-Based Health Promotion (MBHP) pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde Mente Aberta

O curso é direcionado a profissionais com formação na área da saúde, tendo como objetivo especializar médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, etc, para conhecerem, prescreverem e aplicarem os programas e terapias baseadas em Mindfulness para pacientes e clientes no contexto da Promoção da Saúde.

CURSO DE FORMAÇÃO EM MBHP

MBHP - PROMOÇÃO DA SAÚDE BASEADA EM MINDFULNESS - FORMAÇÃO DE INSTRUTORES

Instrutores MBHP são habilitados a aplicar Mindfulness no contexto da promoção da saúde, do bem estar físico e emocional.


Criado pelo Dr. Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Mente Aberta, da UNIFESP, o MBHP é um protocolo nacional original, voltado às características da população brasileira, especialmente adaptado ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, e direcionado a pessoas que buscam:

  • Mais qualidade de vida e autoconhecimento (percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais);

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com o estresse e suas consequências, como cansaço, falta de atenção e concentração, irritabilidade e queda de desempenho;

  • Controle de atenção e regulação emocional (mais autonomia no controle das emoções).

Busca um curso MBHP para praticar? Saiba mais aqui.

CURSO DE FORMAÇÃO EM MBCT

MBCT - TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS - FORMAÇÃO PARA INSTRUTORES

Instrutores MBCT são habilitados a aplicar Mindfulness em pacientes com vulnerabilidade a ansiedade, depressão e transtornos relacionados, fornecendo ferramentas necessárias para desvencilhamento de pensamentos negativos e excesso de preocupação, trazendo clareza de pensamentos, autorregulação emocional e atencional.


O curso é uma parceria entre a Universidade de Oxford e o Centro Mente Aberta Mindfulness Brasil, da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), para formação no Programa de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (Mindfulness-based Cognitive Therapy – MBCT).

O protocolo foi originalmente desenhado para ser usado com populações clínicas, especialmente em pacientes deprimidos, com o objetivo de prevenir recaídas depressivas. Apresentando evidências científicas robustas sobre seus efeitos, está sendo usado no NHS (Sistema Nacional de Saúde, do Reino Unido).

Busca um curso MBCT para praticar? Saiba mais aqui.

CURSO DE FORMAÇÃO EM ABCT

ABCT - TERAPIA DA COMPAIXÃO BASEADA NOS ESTILOS DE APEGO

(Avançado)

Instrutores ABCT são habilitados a aplicar Mindfulness em pacientes ou clientes que já tem um conhecimento prévio sobre os programas baseados em Mindfulness e desejam se aprofundar nas técnicas e conceitos.

A Terapia de Compaixão baseada em Estilos de Apego é o primeiro Programa de Compaixão laico e científico desenvolvido especificamente para os países de língua portuguesa e espanhola, pelos docentes e pesquisadores Dr Marcelo Demarzo, coordenador do Centro de Pesquisa Mente Aberta Mindfulness Brasil (UNIFESP – Brasil) e Dr Javier García Campayo, coordenador do Centro “Dharamsala Mindfulness” (Universidade de Zaragoza – Espanha).

ABCT é uma psicoterapia de terceira geração que, nos últimos anos, tem sido usada de maneira integrada com os protocolos de Mindfulness.


Já tem conhecimentos sobre Mindfulness e busca se aprimorar em um curso ABCT para prática pessoal? Saiba mais aqui.