CONHEÇA OS CURSOS DE MINDFULNESS

Como praticar e aprender Mindfulness para apoiar o bem-estar, prevenir doenças e promover a saúde? Como incluí-lo no dia a dia? Como continuar aprendendo e praticando? As respostas para essas dúvidas estão nos Programas Baseados em Mindfulness.

PORQUE PARTICIPAR DE UM CURSO DE MINDFULNESS?

Todos sabemos que o exercício físico contribui para a saúde, mas e quanto ao exercício mental?

Há um reconhecimento crescente de que programas baseados em Mindfulness podem apoiar a nossa saúde mental, emocional e física, por isso essas terapias estão se tornando populares e cada vez mais acessíveis em serviços de saúde, escolas, equipes esportivas e ambientes corporativos em todo o mundo.

Mindfulness tem origem em práticas e sabedorias ancestrais milenares, combinando métodos cognitivo-comportamentais desenvolvidos na ciência psiquiátrica moderna. Quando a sabedoria ancestral se une a ciência baseada em evidências, um conjunto de ideias e práticas ganha iluminação para nos orientar a estar mais presentes em nossas vidas, conosco e com os outros, com clareza, gentileza e simplicidade.

Existem diversos cursos para guiar as pessoas nessa busca, desde a introdução ao Mindfulness e suas práticas, passando por um aprofundamento para que a atenção plena se torne parte da vida cotidiana, até uma investigação ainda maior, capaz de levar o praticante além.

Ao escolher um curso, certifique-se de ele atende às Diretrizes Internacionais de Boas Práticas de Mindfulness.

HABILIDADES QUE VOCÊ VAI ADQUIRIR

Práticas pontuais de Mindfulness são benéficas, mas para efeitos realmente significativos é fundamental adquirir regularidade e tornar Mindfulness presente no dia a dia, de forma simples e acessível.

Ao participar de um curso de Mindfulness você vai adquirir habilidades para:

  • Controlar melhor seus pensamentos e sua atenção;

  • Controlar melhor suas emoções e impulsos;

  • Melhorar a capacidade de tolerar e lidar habilmente com o estresse (distress tolerance);

  • Melhorar a capacidade de se comunicar de maneira eficiente;

Se essas habilidades tiverem sido apreendidas de maneira ineficiente ao longo da vida, o treinamento será especialmente efetivo, mas é necessário treinamento regular para que se tornem naturais em nossas vidas.

Os programas de Mindfulness (básico ou avançado) incentivam e habilitam os participantes a praticarem as técnicas sozinhos ou em grupos, nos ambientes que frequentam (em casa, no trabalho, na escola, etc) , tendo um efeito de sustentabilidade, autonomia e auto eficácia importante para a promoção da saúde, a qualidade de vida e o empoderamento dos praticantes.


É importante ressaltar que programas de Mindfulness não substituem tratamentos médicos, farmacológicos ou psicológicos, sendo considerados um tratamento complementar, contraindicado para pessoas em estado agudo e severo de qualquer transtorno mental ou orgânico, que façam uso abusivo de álcool ou drogas, que estejam em fase inicial ou de ajuste de medicamentos ou de tratamento psicoterapêutico, em luto recente e/ou com transtornos de personalidade.

PROGRAMAS QUE RECOMENDAMOS

Para aqueles que desejam aprender e desenvolver técnicas de Mindfulness, recomendamos três programas principais direcionados a diferentes públicos e propósitos, que tornam os benefícios da atenção plena acessíveis a todos.

Baseados em evidências científicas, ensinando práticas cognitivo-comportamentais e de atenção plena seculares, os programas irão guiá-lo desde a introdução ao Mindfulness até que se torne parte da vida cotidiana:

MBHP - PROMOÇÃO DA SAÚDE BASEADA EM MINDFULNESS

Este é o programa da Qualidade de Vida.

Criado pelo Dr. Marcelo Demarzo, coordenador do Centro de Pesquisa Mente Aberta, da UNIFESP, o MBHP é um protocolo nacional inovador, especialmente adaptado ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e voltado às características da população brasileira.

O curso é voltado a promoção da saúde e do bem estar físico e emocional, para pessoas a partir de 18 anos, que buscam:

  • Mais qualidade de vida e autoconhecimento (percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais);

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com ansiedade e estresse e suas consequências, como cansaço, falta de atenção e concentração, irritabilidade e queda de desempenho;

  • Controle de atenção e regulação emocional (mais autonomia no controle das emoções).

Encontre um curso MBHP para praticantes aqui.

Encontre um curso MBHP para instrutores aqui.

MBCT - TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS

Criado pelo professor de Mark Williams, da Univesidade de Oxford, e seus colegas Zindel Segal e John Teasdale, o Programa MBCT aproximou a terapia cognitiva, criada em 1960 por Aaron T. Beck, ao programa Mindfulness-based Stress Reduction – MBSR (Programa Mindfulness de redução de estresse), criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn.

O protocolo foi originalmente desenhado para ser usado com populações clínicas, especialmente em pacientes deprimidos, com o objetivo de prevenir recaídas depressivas. Apresentando evidências científicas robustas sobre seus efeitos, está sendo usado no NHS (Sistema Universal de Saúde do Reino Unido).

Através dos princípios da terapia cognitiva aliados às técnicas de Mindfulness, o curso estimula e orienta os participantes a prestarem atenção aos seus pensamentos e sentimentos, conscientemente, sem julgá-los ou se prenderam a processos ruminativos e de autodepreciação.

Especialmente direcionado a pessoas com vulnerabilidade a ansiedade, depressão e transtornos relacionados, o curso fornece ferramentas necessárias para desvencilhamento de pensamentos negativos e excesso de preocupação, trazendo clareza de pensamentos, autorregulação emocional e atencional.


Saiba mais sobre MBCT na página do Oxford Mindfulness Centre (em inglês)


Encontre um curso MBCT para praticantes aqui.

Encontre um curso MBCT para instrutores aqui.


(Avançado)

Este é um programa para quem ir além.

A Terapia de Compaixão baseada em Estilos de Apego é o primeiro Programa de Compaixão laico e científico desenvolvido especificamente para os países de língua portuguesa e espanhola, pelos docentes e pesquisadores Dr Marcelo Demarzo, coordenador do Centro de Pesquisa Mente Aberta Mindfulness Brasil (UNIFESP – Brasil) e Dr Javier García Campayo, coordenador do Centro “Dharamsala Mindfulness” (Universidade de Zaragoza – Espanha). A ABCT é uma psicoterapia de terceira geração que, nos últimos anos, tem sido usada de maneira integrada com os protocolos de Mindfulness.

Protocolos semelhantes de Compaixão e Mindfulness foram desenvolvidos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, porém esses países têm características culturais e sistemas de saúde que diferem muito dos do Brasil, Espanha e América Latina. Por essa razão, foi necessário desenvolver um Protocolo de Compaixão mais adequado às nossas particularidades culturais, que pudesse ser administrado à população em geral, atendendo também a profissionais e pacientes.

O curso é direcionado a pessoas a partir de 18 anos, com conhecimento prévio sobre os programas baseados em Mindfulness, tendo já participado do curso de 8 semanas, e interessadas em desenvolvimento pessoal no campo das práticas de Mindfulness e Compaixão, que buscam:

  • Mais empatia, qualidade de vida e autoconhecimento (percepção mais clara dos próprios padrões cognitivos e emocionais, como também no contexto das relações interpessoais).

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com o excesso de (auto)crítica e culpa e suas consequências, como mal-estar psicológico, cansaço, falta de atenção e concentração, ruminação mental, irritabilidade, e queda de desempenho pessoal e nas relações interpessoais.

  • Controle de atenção e regulação emocional (autonomia no controle dos sentimentos e emoções, em especial as negativas e difíceis, como a raiva e a culpa).

Encontre um curso ABCT para praticantes aqui.

Encontre um curso ABCT para instrutores aqui.